sábado, 28 de fevereiro de 2009

ECOCHANGETOUR

Ecological Interchange Tourismo (Turismo de Intercâmbio Ecológico) é o nosso mais novo projeto. Algo ousado e que abarcará boa parte de nossas atenções nesse ano. Um enorme passo a caminho da independência de financiamentos e dos apoios de terceiros e favorável a vínculos interculturais mais solidários...
A idéia é bastante simples: pessoas interessadas em conhecer organicamente nossas propostas e ações sociais vem participar de uma semana (no formato inicial pensado) conosco, construindo e refletindo os processos. Seus investimentos são diretamente aplicados na aquisição de itens materiais que nos permitam viabilizar nossas intenções sem grandes dificuldades num futuro imediato. Por exemplo um espaço físico. Logo, a cada edição teremos uma estrutura melhor, o que proporcionará uma mais profunda experiência dos indivíduos e, principalmente, redução nos gastos de tod@s @s envolvid@s.
Informações na página http://www.ecochangetour.blogspot.com/. A periodicidade deve ser a cada 2 ou 3 meses e a primeira deve acontecer no final de abril, início de maio.
GRAFFITI Ativista!

Outro coletivo ao qual me atrelei definitivamente é o Ativismo ABC. Já havia uma proximidade de quase 2 anos, principalmente com o núcleo de estudos de Pedagogia Libertária (Tesinho) e agora passo a vivenciar mais ativamente outros temas de interesse do grupo: a solidariedade, a autosuficiência, a autogestão, a liberdade.

O AABC administra a Casa da Lagartixa Preta Malagueña Salerosa, localizada em Santo André. Em março de 2009 o espaço completa 5 anos de existência. E teremos muitas, muitas comemorações...

Para começar, no dia 1, a partir das 13 horas, vamos realizar a grafitagem do muro da casa. Além de criar um novo visual, também desejamos provocar os primeiros debates sobre as conexões possíveis entre Arte, Cultura e Anarquia.

Outras atividades, permeando vários segmentos, ocorrem ao longo do mês. Programação completa na página www.fotolog.com/ativismoabc.

UM CIDADÃO DO MUNDO

Minha crença/busca neste período é AUTONOMIA. Pessoal e coletiva. E baseado em vivências anteriores, imagino que esta apenas se manifestará através da INTEGRAÇÃO.

Transitando e REconhecendo o ABC, meu espaço original, me aproximei nesse início de 2009 do Cidadão do Mundo, grupo de resistentes da cena alternativa de São Caetano. Momento de unir forças e sonhos, seja para a reforma estrutural - física e psicologicamente desgastante - seja para pensar e concretizar um projeto de sustentabilidade cultural e social na região a longo prazo.

OUTRO ANO NOVO,
OUTROS MUNDOS POSSÍVEIS
A cada recomeço de ano, renovam-se projetos, energias e esperanças em relação às nossas vidas e em relação ao mundo. Algo mágico, às vezes não compreensível ou explicável - se considerarmos a situação de desordem planetária atual. Algo, porém, humanamente inevitável...

Nos últimos anos aguardo ansiosamente as edições do Fórum Social Mundial, para mim o mais significativo encontro (mesmo sendo palco de crescentes contradições ideológicas entre as posturas organizadoras e participantes) da recriação e da experimentação de outras possibilidades. Apesar de mais uma vez não ter conseguido presenciar/atuar na atividade, sinto que sua essência já está aqui impregnada e sua inspiração move/alimenta as idéias que já estão se materializando, tanto na cabeça, quanto nas cotidianas práticas.

PENSAMENTO GLOBAL
AÇÃO LOCAL