Espaço de divulgação das atividades e crenças do Projeto OFICINATIVA + AfroEscola Laboratório Urbano, idealizados por Carlos Rogerio, e das iniciativas compartilhadas com outros agentes e coletivos parceiros: Quintal Orgânico Itinerante, Arte Moderna e Contemporânea, Comida de Quintal, Cultura AfroIndígena nas Escolas, Abaçá da Oxum, Rádio Comunitária Pérola da Serra, etc.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
E ainda com o fôlego que nos resta nesta primeira parte do ano, apresentamos a tão planejada revista OFICINATIVA. Um pequeno registro do todo que estamos fazendo hoje e do que já fizemos antes...
Neste número de estreia, falamos sobre os Enlaces Solidários, sobre a ULA, sobre o QUINTAL ORGÂNICO, sobre redes e teias e muito mais. A publicação circulará prioritariamente pela internet e quem desejar pode copiar, baixar, imprimir, etc.
Constantemente teremos promoções. Portanto, fiquem atentos!!!
A iniciativa é parte do projeto Escola de Folclore itinerante, que estabeleceu uma parceria com a entidade dos idosos e já desenvolve ações há alguns anos.
O endereço do Centro de Referência é Rua Alferes Botacin, 171, centro de Ribeirão Pires. Informações pelo telefone 4828 7065. Apesar de ser um espaço dedicado a terceira idade, pessoas de outras faixas etárias interessadas na vivência são muito bem vindas.
Período propício para compartilhar conteudos, aproveitamos 2010 para resgatar e reeditar algumas produções realizadas pela ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas) - hoje Ponto de Cultura CIDADÃOS ARTISTAS - há tempos. Então apresentamos os CDs Toadas a Trovadas e TODOS POR UM 2008 e o Dia de Ação Global.
O do Toadas foi feito em 2006 numa parceria com o Centro de Cultura da Juventude de São Paulo. Na ocasião, o grupo gravou canções coletadas nas expressões do Cacuriá, Ciranda, Coco, etc, as utilizadas em suas intervenções culturais. O Toadas é parte do projeto Escola de Folclore em Ribeirão Pires, um dos núcleos da ARCA, e surgiu a partir de uma oficina de ritmos, danças e cantigas tradicionais. Vale lembrar que o projeto da Escola de Folclore é itinerante e pode ser realizado em diferentes locais e contextos.
O outro é o CD TODOS POR UM 2008, uma coletânea que fizemos em janeiro de 2008. Dentro da agenda anual de eventos da ARCA, o primeiro mês do ano é dedicado a evento homônimo, uma espécie de reencontro e boas vindas à nova fase que se inicia. Aproveitamos então a ocasião para fundir nossas práticas e energias com a proposta do Fórum Social Mundial, que estava realizando de forma inédita o Dia de Ação Global (ações descentralizadas de movimentos sociais por todo o planeta no dia 26).
Nossa ideia foi compilar vários dos projetos desenvolvidos pela entidade, seus artistas e grupos associados - rádio, música, teatro, poesia. Também convidamos outr@s que são parceir@s / amig@s. Alguns participantes foram Amor Experimental, KAH-HUM-KAH, Bolinho de Arroz, SNJ, Grupo Teoria, etc.
Ambos os CDs podem ser baixados gratuitamente no endereço www.cidadaosartistas.podomatic.com ou escutados aqui mesmo, na parte inferior da página.
Esperamos que gostem de nossas produções e que as façam girar ao redor do mundo.
Também no domingo passado, dia 27 de junho, fizemos o lançamento oficial da primeira edição do Guia de manifestações culturais do ABC, este importante conjunto de cidades da região metropolitana de São Paulo, realizado pela ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas) dentro de seu projeto Ponto de Cultura CIDADÃOS ARTISTAS.
A proposta é iniciar um mapeamento orgânico de artistas, grupos, artesãos, coletivos, espaços, eventos, iniciativas educativas, ambientais, ativistas, e tudo mais o que possa ser denominado CULTURA - pensada de forma ampliada - e divulgar virtualmente (num primeiro momento) para que os próprios fazedores se reconheçam entre si, se organizem em novas estratégias de ação conjunta e novas formas de ocupação de espaços e oportunidades.
Quem tiver interesse pode baixar o arquivo, em pdf, é só acesar www.scribd.com/doc/33626416/Guia-de-manifestacoes-culturais-ABC-jun-2010. A publicação será ampliada e atualizada semestralmente mas estaremos recebendo materiais por todo o período. Solicitação de regulamento e fichas de inscrição, além de outras informações, no e-mail projetooficinativa@hotmail.com.
Só para registrar as andanças do último fim de semana que, para variar, foi bem movimentado.
Madrugamos na sexta 25 de junho para visitar o amigo Leo Andrade em seu programa matinal dedicado às Culturas Populares. Desta vez, nosso anfitrião foi o Mestre Zuza, contador de causos muito interessado também nas culinárias típicas de nosso país. O papo se deu na Rádio Heliópolis e pudemos aproveitar o ciclo junino para comentar e mostrar algumas manifestações que ocorrem neste período pelo país afora...
Mesmo com o jogo do Brasil (futebol), marcamos uma atividade contracultural no QUINTAL ORGÂNICO: nosso curso de ArtEducação Ambiental com o tema manejo do lixo orgânico. Logicamente ninguém apareceu mas isso não nos impediu de colocar em prática nossos ideais.
Para o sábado, aconteceu a Festa Junina do Centro Educacional POMAR, escola da Pedagogia Waldorf localizada em Ribeirão Pires, que realiza várias experiências fundindo os preceitos antroposóficos, as Culturas Populares e o Meio Ambiente. Este ano o tema gerador foi o Boi de Mamão. Claro, como é de costume, numa versão bem particular do estabelecimento...
Já no domingo, fomos até Paranapiacaba para O BRASIL É MEU!!! / Rodas de Culturas Populares, evento que compõe a agenda anual de atividades da ARCA. Nesta ocasião, a festança ocorreu ao lado do antigo Mercado e compartilhamos Jongos, Batuques, Cirandas e outras expressões regionais.
Um fim de semana agitado / diversificado, não? Espero que a vida siga assim - sempre surpreendente!!!
no programa Meio Ambiente e Vida
Abaixo vocês poderão ver a reportagem realizada pelo canal RIT em abril passado, divulgando as ideias, os pensamentos e as práticas do nosso coletivo QUINTAL ORGÂNICO.
Estamos sempre abertos a outros interessados que desejem divulgar nosso(s) projeto(s). Informações www.quintalorganico.blogspot.com.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Nesta quinta-feira, dia 24 de junho de 2010, estaremos realizando um encontro cultural na cidade irmã de Rio Grande da Serra, ABC paulista, para compartilhar algumas experiências e visões com artistas e produtores locais. "Pontos, redes, teias" começa às 20 horas e pretende ser o primeiro passo de uma fase de reconhecimentos mútuos e de aproximações solidárias.
A atividade é parte das ações do Ponto de Cultura CIDADÃOS ARTISTAS, coordenado pela ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas) e deseja ampliar e fortalecer sua atuação e sua relação com os demais municípios da região.
A atividade é gratuita e acontece no Teatro Manacá - Secretaria de Cultura localizada na Rua José Maria Figueiredo, 491, Centro, Rio Grande da Serra, SP. Informações pelo telefone 4821 9142.
a pensar as possibilidades e oportunidades atuais!!!
quarta-feira, 2 de junho de 2010
E seguindo a onda de publicações do OFICINATIVA, aproveitamos para divulgar os resultados da pesquisa sobre a lúdica brasileira: são 2 títulos, O brincar / jogar em nossas ações e Brincadeiras, brinquedos e jogos do Brasil, que podem ser baixados gratuitamente nos endereços www.scribd.com/doc/32138126/O-brincar-em-nossas-acoes e www.scribd.com/doc/32137714/Brincadeiras-brinquedos-e-jogos-do-Brasil respectivamente.