Agitos de um tal mês de agosto
E terminamos mais um período com a sensação de que o tempo foi bem utilizado e que evoluímos como seres criativos e em conexão com a construção coerente de uma nova Cidadania.
Para quem não pode nos acompanhar ou participar, fazemos aqui um rápido apanhado do que foi este agosto de quase de verão...
Quintal em Paranapiacaba
Fazendo o fechamento da Mostra Científica e Cultural promovida pelos alunos da Fundação Santo André, no dia 1, o coletivo QUINTAL ORGÂNICO propôs a vivência compostagem de adubo, um dos projetos mais constantes desenvolvidos em seu espaço físico em São Caetano do Sul. O público presente se manifestou positivamente em relação ao tema e participou com afinco, trocando várias informações.
Monitoria FILE PAI
Até o dia 7, ficamos envolvidos com o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica que em sua X edição inaugurou o projeto Paulista Avenida Interativa. Estivemos por duas semanas monitorando e interagindo com a obra Levers do americano Patrick Smith (www.vectorpark.com) instalada no metrô Consolação (lado centro). Experiência distinta e várias reflexões e debates sobre a Arte Contemporânea.
No embalo dos PIÁs
A partir deste mês retomamos a prestação de serviço para a municipalidade de São Paulo: a aprovação no mais recente edital do PIÁ (Programa de Iniciação Artística), coordenado pela EMIA (Escola de Iniciação Artística), nos levou ao CEU 3 Pontes, Jardim Romano, onde ficaremos até dezembro - no mínimo. Lá estamos trabalhando numa boa equipe de linguagens integradas: Música, Artes Visuais, Teatro e Dança.
Circo do Raifah
Os meninos cresceram - tanto o Raifah como o Artur - e praticamente cuidam de toda a estrutura do Circo Moscou, que estava em Jandira no dia 13 mas que já "navegou" para outros horizontes. Boas saudades misturadas com orgulho foi o que senti...
Empostagens
E não é que a brincadeira de empostar surtiu efeito? Com a iniciativa, acabamos resgatndo duas suadáveis práticas que foram deixadas de lado nos tempos atuais: as de ler e escrever e a de enviar cartas. Os resultados e a boa receptividade nos dizem que devemos continuar investindo neste segmento...
Abaçá reacendendo
Após vários anos sem atividades religiosas, estamos iniciando o processo de revitalização do Abaçá da Oxum, tradicional Casa de Candomblé - e também agora Centro de Estudos e Tradições do Negro - do bairro de Ouro Fino Paulista. Em 2011 completamos 3 décadas de existência e estamos planejando uma série farta de atividades para celebrar o feito e homenagem seus precursores.
Enlaces no planalto central
O reencontro com alguns KAHs foi mágico no coração do Brasil. Ao lado das lembranças, inúmeros projetos para o futuro. Surpresas e alívios em um fim de semana intenso e que também foi de muito trabalho: iniciamos a coleta de informações para o desenvolvimento de um projeto de bioconstrução no cerrado, com muita pedra, terra e bambu. E também Misturalismo e Sinestesia...
Formação Bienal
3 horas de explicações teóricas sobre a 29ª edição da Bienal de São Paulo, encerradas com uma dinâmica integrativa. O mais importante evento artístico da América Latina traz em 2010 o título "há sempre um copo de mar para um homem navegar", ancorando suas bases na creça de não separar Arte e Política. A Bienal abre as portas no final de setembro e o curso ministrado será útil quando levarmos nossos alunos para o tão aguardado passeio.
Ocupando a fábrica ocupada
Flaskô é uma genuína representante do movimento internacional de fábricas ocupadas e está aqui bem perto, na cidade de Sumaré. Participamos com a ULA! de seu Festival de Cultura dinamizando uma oficina de stêncil pela manhã e no decorrer da tarde apreendendo algumas maneiras de como resistir dentro do sistema opressor.
Domingo orgânico
Desta vez, o dia de ações recebeu a visita do coletivo parceiro Ativismo ABC e também de algun@s herman@s latinoamerican@s. Manejo do adubo e piquenique - que se prolongou em vários debate bocas profundos, interessantes e muito orgânicos...
Espaço de divulgação das atividades e crenças do Projeto OFICINATIVA + AfroEscola Laboratório Urbano, idealizados por Carlos Rogerio, e das iniciativas compartilhadas com outros agentes e coletivos parceiros: Quintal Orgânico Itinerante, Arte Moderna e Contemporânea, Comida de Quintal, Cultura AfroIndígena nas Escolas, Abaçá da Oxum, Rádio Comunitária Pérola da Serra, etc.