terça-feira, 22 de novembro de 2011

Um fórum social para SP

A ideia do "outro mundo possível" que surgiu no início deste século e que já circulou o planeta em formatos regionalizados e temáticos, finalmente chegou à cidade de São Paulo.


Nos dias 29 e 30 de outubro, a Faculdade Zumbi dos Palmares abriu espaço para discussões diversas sobre Economia, Educação, Política, Cultura e Arte, Meio Ambiente, etc. Mas as movimentações já estavam ocorrendo de forma autogestionada desde o começo do ano, como aquecimento...

Estivemos particpando com a Escola de Rua, expondo materiais dos coletivos que hoje estão participando da Rede ABC Estância Solidária. Tivemos o grande prazer também de reencontrar o companheiro Carlos Henrique (que nos apresentou a Economia Solidária lá pelos idos de 2004 / 2005) e este nos convidou a expor a experiência da GAIOLA ATMOSFÉRICA numa atividade que estava dinamizando.


Outras informações na página http://forumsocialsp.org.br.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Graffiti à brasileira
no Romano

Com o mote "Figuras das Culturas Populares Brasileiras" dinamizamos no dia 2 de novembro no muro do CEU 3 pontes, zona leste, mais uma grafitagem lúdica e criativa.


Graffiti à brasileira deseja estimular a prática do desenho mural entre pessoas de todas as idades, afirmando que essa prática é inerente ao indivíduo independente de dom ou estudo muito aprofundado. É uma expressão humana, das mais espontâneas. Também quer reforçar a ideia de uma linguagem inspirada em temáticas nacionais, que falem de nós mesmos, de nossas coisas, deixando de lado os modismos consumistas que por muito tempo tomaram conta destas manifestações.

A participação da comunidade foi bastante satisfatória e a proposta aceita e assimilada. Nesta edição, contamos também com as participações e apoios dos artistas (e educadores) Ignoto - www.flickr.com/ignoto82 - e Francisco.


Andanças & Contações

De um edital do ano passado (que nem nos lembrávamos mais!), surgiu a oportunidade de colocar em prática um antigo projeto / desejo de contação de histórias: "África de tantos contos e tantos cantos". E lá fomos nós durante os meses de outubro e novembro partilhar palavras, músicas e danças com o povo nas bibliotecas, nas ruas, nos parques, nas praças...


Inacreditável como uma ação tão simples ainda possa cativar pessoas em tempos de altas tecnologias e afastamentos físicos. Realmente ficamos impressionados! O fato é que nós, adultos e crianças, ainda precisamos dos mitos, da fantasia, da brincadeira, para organizar e expressar nossos melhores sentimentos e estabelecer relações interpessoais vitais. E isso, AFETIVIDADE, vi de montão esses dias...


Outra "descoberta" - na verdade, conclusão - foi a de compreender o quanto somos impregnados pelos preconceitos (ideias equivocadas) quanto mais entramos na sociedade. Ou seja, crescemos. Ao optarmos por contar sobre as cosmovisões africanas e afrobrasileiras, especialmente as dos orixás, acreditamos que essa linguagem artística tem muito a contribuir com uma nova educação para a diversidade de pensamentos. E as crianças provaram e provam tudo isso a cada instante. Então...

CONTEMOS MAIS
HISTÓRIAS!!!

Vídeo de CINEMA

E o interesse pelas imagens, pelo vídeo, pela Comunicação, só tem aumentado nos últimos tempos. Por isso nos envolvemos em diversas capacitações e continuamente estamos em busca de novidades.


Em outubro chegamos até o CONSORTE, um Ponto de Cultura da cidade de São Bernardo do Campo, que tem uma trajetória nas Artes Cênicas e agora está se atrelando a outras linguagens. O curso de Cinema foi ministrado por Diaulas Ullysses, conhecido produtor da região do ABC. Falamos sobre as produções nacionais e internacionais, os gêneros, etapas e equipamentos para a produção, figurino, iluminação, direção, edição, finalização e ainda tivemos tempo para realizar alguns exercícios práticos. Fascinante!!!


Nos próximos meses, alguns dos participantes seguem juntos para a produção de um curta e em breve iniciam a realização de um longa.

Mais informações sobre o CONSORTE e outras atividades, http://www.consorte.org.br/.

Algumas imagens de CUBA

Ainda sem ter conseguido organizar os inúmeros registros e informações vividos e trazidos de Cuba - nossa mais recente investida como Enlaces Solidários, em julho deste ano - deixamos abaixo uma sequência de fotos só para aguçar a curiosidade dos leitores. Logo estaremos editando e divulgando os tantos materiais.

HAVANA - chegada

































SANTIAGO DE CUBA

































PINAR DEL RÍO
























HAVANA - partida

























Outras Pedagogias
no Fórum de Educação UniÍtalo


O Projeto OFICINATIVA foi convidado pelo professor Fábio Belloni, do Centro Universitário UniÍtalo, e apresentou uma palestra sobre suas experiências pedagógicas alternativas dentro do 5° Fórum de Educação promovido pela instituição. O tema abordado neste ano foi "Um diálogo necessário entre a Educação e a Saúde".

A atividade ocorreu no dia 6 de outubro no campus localizado na Avenida João Dias, 2046, Santo Amaro. Na ocasião, aproveitamos para mostrar as trajetórias de iniciativas como Escola de Folclore, Escola de Rua, ULA! (Universidade Livre das Artes), Fanzinadas, Enlaces Solidários, NEGRO UNIVERSO / AfroEscola, entre tantas outras. E principalmente quisemos salientar que uma capacitação acadêmica não é o suficiente para quem deseja uma formação cidadã diversificada e voltada para o social, para a liberdade. Um toque de autonomia / independência é qualidade sempre bem vinda.


Agradecimentos aos estudantes atentos e interessados que dormem tarde e acordam cedo - há turmas começando às 23 e às 6 horas - por suas perguntas e colaborações. Grande abraço ao professor Fábio e à organização do fórum.

AMOR EXPERIMENTAL em Bsb

O coletivo AMOR EXPERIMENTAL fez uma rápida viagem no início de outubro para performar no Festival Tubo de Ensaios (http://www.tubodeensaiosunb.blogspot.com/), evento organizado há 10 anos pelo Departamento de Arte da Universidade de Brasília. E mais rápida ainda foi a edição de Rodrigo Munhoz, mentor intelectual do projeto, para as imagens captadas no evento.

A seguir, cenas das atividades que ocorreram nos dias 1 e 2.


E também um pouco das intervenções que fizemos de forma independente, na segunda dia 3.

Mais sobre o AMOR EXPERIMENTAL em http://flavors.me/amoramboia.